As informações abaixo são orientações básicas que podem salvar a vida de pessoas que estão envolvidas numa situação de incêndio:
Mas, lembre-se sempre!!
Em caso de incêndio, a primeira providência é ligar para o Corpo de Bombeiros, no telefone 193.
Depois, siga as seguintes recomendações:
1ª DICA!
NÃO FIQUE DE BOBEIRA:
Se um incêndio começar num local que você estiver, saia o quanto antes. Muita gente fica presa e até morre porque não acredita que um pequeno foco pode se alastrar com rapidez. Se você está num prédio vá pelas escadas. Feche as portas que atravessar para retardar a propagação das labaredas.
E nunca use o elevador!
Prédios e locais comerciais possuem uma Rota de Fuga (placas com sinalização de SAÍDA). Siga as placas!
Importante: seja rápido, mas evite correr desordenadamente. Mantenha a calma, o foco e, se puder e souber, ajude as pessoas com dificuldade.
E a não ser que você tenha um treinamento de bombeiro ou brigadista para emergências, evite atos que possam colocar você ou outras pessoas em maior perigo.
Seja útil, mas não tente se tornar um herói!
2ª DICA!
UM TOQUE DE PRECAUÇÃO:
Durante a fuga de um local em chamas, antes de abrir qualquer porta, coloque a mão nela para sentir a temperatura. Se ela estiver quente, NÃO ABRA!
Se estiver fria, abra bem devagar, mantendo seu corpo protegido atrás da porta (e não diante da passagem).
Se você sentir calor ou pressão vindo do outro cômodo, feche a porta e procure outra rota de fuga (observe se há placas de sinalização indicando possíveis saídas).
3ª DICA!
ONDE HÁ FUMAÇA…
Caso fique preso em um lugar com muita fumaça, respire pelo nariz, com fungadas rápidas. Se puder, molhe um pedaço de tecido (como uma camisa) e use-o como uma máscara, protegendo nariz e boca. Além disso, fique abaixado e rasteje para procurar uma saída, pois o ar é mais limpo junto ao chão.
Os perigos de inalar fumaça de incêndio variam desde queimaduras nas vias aéreas e o desenvolvimento de doenças respiratórias.
Dependendo da quantidade de fumaça inalada pode haver uma intoxicação respiratória, com morte entre 2 e 5 minutos.
4ª dica!
SEM SAÍDA
Se não der para sair, fique atrás de alguma porta, que pode servir como uma couraça. Você também pode procurar um local próximo de uma janela, onde o socorro pode chegar. Se possível, abra a janela na parte de cima, para o calor e a fumaça saírem, e na parte de baixo, por onde você conseguirá respirar.
5ª DICA
EM BUSCA DE SINAIS
Prédios comerciais são obrigados a sinalizar as saídas de emergência. Procure pelas lâmpadas de emergência – abaixo delas pode haver uma porta corta-fogo. Edifícios têm várias opções de salvamento, como hidrantes e chuveiros automáticos, então não se desespere e jamais pule pela janela.
6ª DICA
SIGA O MESTRE
Prédios residenciais e comerciais precisam ter uma brigada de incêndio: um grupo de moradores ou funcionários treinados para combater incêndios, evacuar ambientes e realizar primeiros socorros. Vários edifícios também contratam bombeiros civis, com treinamento semelhante ao do bombeiro militar. Siga a orientação dessas pessoas.
7ª DICA!
COMO USAR UM EXTINTOR
• Os extintores ficam em locais sinalizados, no piso ou a 1,6 m do chão. O suporte de parede é um gancho simples: para tirar o extintor, levante-o e puxe para a frente.
• Mantenha o extintor sempre na posição vertical e confira a compatibilidade dele com o tipo de fogo. Gire a trava para romper o lacre de plástico.
• Depois, puxe esse pino para destravar a alavanca. Aponte a mangueira para o fogo e aperte o gatilho.
• Se o incêndio for em material sólido, como madeira ou tecido, mire o jato na base do fogo. Em líquidos inflamáveis ou equipamento elétrico, use o jato para envolver as chamas.
TIPOS DE EXTINTOR
A) Conteúdo: Água pressurizada
Este extintor é indicado para incêndios em materiais sólidos, como madeira ou papel, que queimam na superfície e no interior. A água extingue o fogo por resfriamento e abafamento
B) Conteúdo: Pó químico seco
Usado em líquidos inflamáveis (como gasolina), que queimam só na superfície. Ou em materiais sólidos e equipamentos com energia elétrica
C) Conteúdo: Gás carbônico (CO2)
Para apagar fogo em equipamentos energizados. Também pode ser usado em fogo das classes A e B, mas sem grande eficácia, pois o gás se dispersa rapidamente
ABC) Conteúdo: Pó químico seco
O mais moderno do mercado, indicado para todas as classes de incêndio (A, B ou C), exceto em produtos químicos. É o modelo presente nos carros fabricados a partir de 2010
D) Conteúdo: Pó químico
Utilizado em químicos inflamáveis, como alumínio em pó e magnésio. Nesses casos, água ou CO2 causariam reações violentas nas chamas.
FONTES:
Revista Superinteressante
Escola Superior de Bombeiros de São Paulo e Corpo de Bombeiros de São Paulo e do Distrito Federal; sites Pierce, E-One, Magirus, Iturri, Iveco e Holmatro
CONSULTORIA Capitão Diógenes Martins Munhoz, tenente Diego Assunção Verde, sargento Hélio Pires Braz Filho, Marco Mello, diretor da Iveco para veículos de combate a incêndio, e Cassio Rockenbach, gerente comercial da Mitren